Comitê de Gestão homologa resultados de edital de projetos
Coleta seletiva, uso racional de materiais e Postagem foram temas dos três primeiros projetos aprovados
Alexandre Caiado durante explicação de projetos apresentados por servidores Caio Loureiro (Dicom/TJ)
O Comitê de Gestão Estratégica (CGE) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), presidido pelo desembargador José Carlos Malta Marques e coordenado pelo juiz Maurílio Ferraz, discutiu, na manhã desta segunda-feira, a viabilização de 3 dos 5 projetos apresentados, no 1º edital interno de Projetos do TJ AL, por servidores do Judiciário, com foco na Promoção da Cidadania e Eficiência na Gestão de Custos Operacionais.
Os projetos aprovados foram “TJ ECO Consciente e Solidário”, apresentado pela servidora Diva Melo, do setor de Recursos Humanos, “Implantação de uma cultura de Utilização Racional de Recursos de Impressão”, apresentado pelo servidor Paulo Oliveira, da 4ª vara Cívil de Arapiraca, e o projeto “Padronização e Otimização da Postagem no Âmbito do Poder Judiciário” apresentado por Maria Tereza Oliveira, do setor de Postagem .
O Projeto TJ ECO Consciente, voltado à sustentabilidade, é uma ação piloto na sede do Judiciário, que deve ser multiplicada para outras unidades, com a implantação de coleta seletiva solidária, visando a destinação de produtos recicláveis para cooperativas formadas por famílias que vivem da reciclagem. O projeto também implantará Planos de Gestão de Resíduos sólidos e realizará o inventário de resíduos do TJ/AL. Para atingir seu objetivo, será formado um ECOTIME, integrado por servidores voluntários que serão capacitados.
O projeto apresentado pelo servidor Paulo Oliveira é voltado ao uso racional do Papel A4 a partir de uma melhor utilização dos recursos das mais de 500 impressoras disponibilizadas aos servidores que podem imprimir em frente e verso . Para atingir seu objetivo, este projeto contará com a parceria de diversas unidades do Judiciário, tais como a Diretoria de Comunicação Social (Dicom-TJ/AL), que irá elaborar a campanha de divulgação do Projeto, Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati), que através da empresa que dá suporte às impressoras, irá configurar os equipamentos para o padrão frente verso e com o setor de Materiais e Patrimônio que fornecerá os dados de acompanhamento do consumo pelas Unidades.
O projeto da área de Postagem visa criar procedimentos e disponibilizar recursos para que os responsáveis pelas postagens das diversas comarcas e varas possam escolher a melhor forma de envio das correspondências, reduzindo assim, o valor mensal do gasto com o contrato com os Correios. Neste projeto, há uma parceia com os Correios que disponibilizará, para todas as varas, um software gratuito para organização de pré-postagem.
De acordo com Alexandre Caiado, coordenador da Divisão de Projetos, é necessário adotar uma política voltada à economicidade e racionalização dos recursos existentes. “É preciso sensibilizar os usuários dos softwares, pois muitos documentos estão na forma virtual, não sendo necessária a impressão. Precisamos adotar uma política de economia de papel, como a impressão em frente e verso, por um ambiente sustentável”, ressaltou Caiado.
Outras Iniciativas Aprovadas pelo CGE
Algumas iniciativas apresentadas pela APMP foram aprovadas na Reunião do CGE, tais como a metodologia de “Formação dos Agentes da Estratégia” que serão responsáveis pelo desdobramento e multiplicação do Planejamento Estratégico por todas as unidades do Judiciário, e a Aplicação da Pesquisa de Satisfação junto aos usuários do TJ, que servirá de referência para ações voltadas a otimização da prestação de serviços jurisdicionais à população.
Além das iniciativas aprovadas, a APMP relatou as diversas sugestões apresentadas por servidores e magistrados durante o evento Reencontro com a Estratégia e as ações que estão sendo implementadas pelo Tribunal de Justiça que vão ao encontro dessas sugestões. Dentre essas ações, destaca-se o projeto de criação do Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário, que será apresentado na próxima reunião do CGE.
Além dos demais membros do Comitê, estiveram presentes o juiz Roldão Oliveira, presidente do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris) e Ednor Gonzaga Júnior, presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Alagoas (SERJAL).














