Decisão 18/09/2013 - 11:13:25
TJ agiliza reconhecimento de paternidade de crianças em Palmeira dos Índios
Projeto Cidadania e Justiça na Escola coleta material genético durante mutirão nesta quinta (19)

Exame de DNA realizado anteriormente pelo Judiciário alagoano Exame de DNA realizado anteriormente pelo Judiciário alagoano Caio Loureiro

     Cerca de 90 mães das cidades de Major Izidoro, Cacimbinhas, Quebrangulo, Maribondo e Anadia recebem atendimento, nesta quinta-feira (18), do mutirão para reconhecimento de paternidade promovido pelo Projeto Cidadania e Justiça na Escola. A ação, que acontece no Fórum da Comarca de Palmeira dos Índios, a partir das 8h, possibilita que as mães tenham a comparação do material genético da criança ao do suposto pai, através de coleta sanguínea realizada por equipe médica especializada.

     A comparação do material genético agiliza a resolução dos processos de reconhecimento de paternidade dos referidos municípios, dando oportunidade às mães que não possuem condições financeiras para a realização do exame de DNA. Na ocasião, todas as partes são convocadas a comparecerem às sessões de coleta. Os resultados são entregues no período aproximado de um mês.

     Além da coleta de material genético, o PCJE, que é coordenado pela desembargadora Nelma Padilha, leva até as escolas municipais Gerson Jatobá, às 9h da manhã, e Marinete Neves, às 14h30, palestras sobre violência e drogas, direcionadas a crianças com faixa etária entre 12 e 15 anos, e ministradas pelos magistrados Alexandre Machado e Isabelle Coutinho, que atuam na Comarca de Palmeira dos Índios.

     No período da noite, o Programa leva até Palmeira dos Índios uma sessão pública de cinema, através do projeto Cine Esmal, que acontece na Praça da Independência, a partir das 19h30, com a exibição do filme nacional Até que a Sorte nos Separe. A sessão conta com pipoqueiro e 200 cadeiras, estas disponibilizadas pela Prefeitura do município.

     Curso para Servidores

     Durante o mutirão, a Coordenação de Cursos da Escola Superior da Magistratura de Alagoas realiza curso direcionado aos servidores daquela Comarca e das unidades judiciárias vizinhas, com o tema Ética no Trabalho, cujo propósito é a capacitação e o aperfeiçoamento dos mesmos. O curso é ministrado pelo juiz Paulo Zacarias da Silva e acontece de 8h as 12h, no Fórum de Palmeira dos Índios.

     ---------------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens.