Criminal 27/09/2013 - 17:13:23
Mutirão da 9ª Vara Criminal julga 13 casos de crimes contra a vida
Julgamentos pelo Tribunal do Júri visam atingir metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública

Júris populares aconteceram em salas da Faculdade Integrada Tiradentes Júris populares aconteceram em salas da Faculdade Integrada Tiradentes Caio Loureiro

     O julgamento de 13 processos de crimes contra a vida estão sendo viabilizados durante essa sexta-feira (27), na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), por meio de mutirão do Tribunal do Júri. A ação acontece com o apoio da Justiça Itinerante do TJ-AL, e julga casos provenientes da 9ª Vara Criminal da Capital, de responsabilidade do juiz Geraldo Cavalcante Amorim. O presidente do Judiciário alagoano, José Carlos Malta Marques, acompanhou o evento.

     Coordenador da Justiça Itinerante, o juiz André Gêda é um dos magistrados que participam do mutirão, e explica a segunda etapa da ação. “Com esse esforço coletivo, visamos atender às metas 3 e 4 estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), referentes às sentenças de pronúncia e julgamento pelo Júri desses crimes. É uma resposta que o judiciário precisa dar com mais celeridade tanto para a sociedade quanto para o réu”.

     Maria das Graças Romeiro está diretamente envolvida com um dos casos levados a júri na Faculdade. Ela foi casada por 22 anos com José Romeiro dos Santos, e conta que seu marido foi assassinado em 2005. Desde então, Maria aguarda o julgamento dos acusados. “Nada vai trazer meu esposo de volta, mas esse é um momento que pode amenizar a minha dor e eu agradeço às autoridades que tornaram isso possível”, declarou.

     O presidente Malta Marques enfatizou a importância dessas ações realizadas com a estrutura da Justiça Itinerante. “Mutirões como o de hoje, além de acelerar o cumprimento das metas do CNJ, efetuam a nossa política de aproximação do Poder Judiciário com a sociedade”. A Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) do CNJ determinou que os processos mais atrasados, que iniciaram até o fim de 2009, devem ter uma definição até o fim de 2013. Com o mutirão, a 9ª Vara Criminal fica próxima de atingir os objetivos.