NPF 11/10/2013 - 12:37:42
Dia de atividades no Encontro Alagoano Interdisciplinar
Núcleo de Promoção à Filiação compartilha experiências e promove debates sobre família, paternidade e adoção

Estudantes e profissionais lotam auditório durante Encontro com o tema Filiação e Paternidade em Debate Estudantes e profissionais lotam auditório durante Encontro com o tema Filiação e Paternidade em Debate Caio Loureiro (Dicom TJ/AL)

     O Encontro Alagoano Interdisciplinar, promovido pelo Núcleo de Promoção à Filiação (NPF), traz, neste dia 11 de outubro, o tema Filiação e Paternidade em Debate. Entre 9h e 17h, mais de 300 inscritos participam, no auditório da Justiça Federal de Alagoas, no bairro da Serraria, de palestras e debates voltados às relações familiares, adoção e paternidade.

     Com o propósito de motivar debates e conhecimentos sobre os fatores que interferem diretamente no convívio das famílias, o NPF, pioneiro em ações de reconhecimento de paternidade, compartilha, com a ajuda de profissionais relacionados, os diferentes âmbitos que cercam as relações familiares aos inscritos para o Encontro, entre estudantes e profissionais de direito, psicologia e serviço social.

     A abertura do evento aconteceu ontem, dia 10 de outubro, com a exibição de vídeo apresentando a história do Núcleo e suas ações, seguido de palestra da juíza coordenadora, Ana Florinda da Silva Dantas, sobre os desafios enfrentados ao longo das atividades do NPF e as conquistas através da defesa da importância do nome do pai para a vida de jovens e adultos.

     Já nesta sexta-feira, os visitantes têm a oportunidade de acompanhar nove temas desenvolvidos durante a programação. Pela manhã, foram trabalhados os temas Filiação Socioafetiva e o conflito com a origem genética; O afeto como formador da família; Novas configurações familiares; Direito de Convivência e Abandono afetivo para além da indenização, concluído por debate final.

     Durante a tarde os temas Registro civil e paternidade; Estratégia de Combate ao Sub registro: Experiência dos postos de Registro civil nas Maternidades de Maceió; Estudo corporativo da evolução do reconhecimento paterno nos anos de 2005 a 2011; Os desafios contemporâneos da adoção; Adoção: civil (uniparental e casais hétero e homo afetivos) à brasileira, na inseminação artificial e na filiação socioafetiva; Adoção: superando os entraves da burocracia; e A adoção unilateral e a complexidade das relações familiares, seguido de debate encerram o Encontro.

     Você pode conferir a programação completa clicando aqui