Pleno 29/10/2013 - 12:47:31
Suspenso julgamento de ação sobre cargo de tenente coronel
Ação direta de inconstitucionalidade impetrada pelo estado foi retirada de votação após pedido de vista

Desembargador Washington Luiz Desembargador Washington Luiz Caio Loureiro (Dicom - TJ/AL)

      O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas começou a apreciar a ação direta de inconstitucionalidade impetrada pelo estado de Alagoas contra a Assembleia Legislativa (ALE), nesta terça-feira (29). O Governo de Alagoas tenta provar a inconstitucionalidade da Lei estadual que criou o cargo de tenente coronel na Polícia Militar (PM) e no Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBM).

      Os procuradores do estado alegam que a Lei prejudica a isonomia entre as duas corporações. Argumentam ainda que o veto à lei pelo estado não poderia ter sido derrubado pela ALE, pois o prazo para apreciação do veto teria sido extrapolado.

      O desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, relator do processo, votou pela rejeição da ação, por considerar que a derrubada do veto foi legal, e que não há de se falar em isonomia entre PM e CBM, pois as instituições têm funções muito distintas. O desembargador Sebastião Costa Filho antecipou voto acompanhando o relator, mas a matéria foi retirada de votação após pedido de vista do desembargador Paulo Lima.

     Matéria referente ao processo nº 0001227-43.2013.8.02.0000

     --------------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens.