CNJ 19/11/2013 - 00:13:03
Presidente e corregedor discutem estratégias do Judiciário
Desembargadores Malta Marques e Alcides Gusmão debatem propostas do CNJ para dinamização do Judiciário

Presidente Malta Marques dialoga com ministro Joaquim Barbosa, do STF e do CNJ Presidente Malta Marques dialoga com ministro Joaquim Barbosa, do STF e do CNJ Maikel Marques - Dicom/TJ

     O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador José Carlos Malta Marques, e o corregedor-geral da Justiça, Alcides Gusmão da Silva, avaliam, durante o VII Encontro Nacional do Judiciário, realizado em Belém (PA), as estratégias do Judiciário para garantir efetiva prestação jurisdicional à população brasileira.

     Aberto ontem à noite pelo ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o encontro chega ao fim às 18h de hoje, depois da realização de reuniões setoriais para discussão das demandas dos Tribunais e da redefinição de metas de nivelamento para cumprimento a partir de 2014.

     Além de pregar o efetivo combate à criminalidade, através do julgamento de ações por improbidade administrativa, o ministro Joaquim Barbosa também ratificou a importância da melhoria da governança e do gerenciamento e da definição de estratégias de trabalho para que se consiga prestar efetivo e eficaz serviço à sociedade brasileira.

     Para o presidente do TJ, desembargador José Carlos Malta Marques, a revisão do planejamento estratégico da Corte de Justiça e a criação do Comitê de Gestão Estratégica são ações a partir das quais se pode ajustar o funcionamento de setores e ainda contribuir para a dinamização de ações gerenciais na capital ou então no interior de Alagoas.

     A aprovação dos macrodesafios para o período entre 2015 e 2020, a discussão de metas voltadas para o aumento da produtividade, a redução dos acervo de casos pendentes e uma melhor distribuição dos recursos materiais e humanos também são temas a serem discutidos durante o encontro, que chega ao fim às 18h desta terça-feira, no Centro de Convenções de Belém.

     Os juízes Geraldo Cavalcante, represente do desembargador Otávio Praxedes, gestor das metas da Estratégia Nacional da Segurança (Enasp), e Alexandre Lenine, representante da desembargadora Elisabeth Carvalho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também representam o Judiciário alagoano durante o encontro.

     -------------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens.