Itinerante 21/11/2013 - 15:34:07
Mutirão para 2ª vias de certidões e casamento coletivo em Viçosa
Justiça Itinerante estima atender, até o final desta quinta, mais de 400 pessoas e 150 casais

Mais de 400 segundas vias de certidões de nascimento devem ser tiradas gratuitamente, até o final da tarde Mais de 400 segundas vias de certidões de nascimento devem ser tiradas gratuitamente, até o final da tarde Leonardo Ziziano

     Mais de 400 segundas vias de certidões de nascimento devem ser tiradas gratuitamente, até o final da tarde desta quinta-feira (21), pelos moradores do município de Viçosa e regiões vizinhas da Zona da Mata alagoana. A equipe da Justiça Itinerante do Judiciário alagoano se deslocou até a Escola Estadual Joaquim Diégues para promover o mutirão social em parceria com o Poder Executivo.

     Além da oportunidade de renovar a documentação, a coordenação da Justiça Itinerante realizou, às 15h de hoje, cerimonia coletiva de casamentos civis conduzida pelo magistrado André Gêda. Para a ocasião, foram credenciados, no período da manhã, através de apresentação de documentos como cédulas de identidade e comprovantes de residência, cerca de 150 casais, de todas as idades.

     Como ação destaque, o casamento coletivo dá oportunidade aos cidadãos de regularizarem seu matrimônio e garantirem seus direitos perante à Justiça. Com este intuito, encontramos os casais Maria José de Freitas Araújo e Joaquim Vitor de Freitas, com 42 anos de união e, Maria Cicera da Silva Santos e Expedito Tavares dos Santos, juntos há 40 anos.

     Maria José e Joaquim Vitor contam que já tiveram dificuldade, por diversas vezes, retirar algum tipo de documento ou comprovação de que estavam juntos esse tempo todo, por não terem, até agora, a oportunidade de regularizarem seu casamento no civil. “Não custa nada garantirmos nossos direitos e oficializarmos o casamento, a gente se sente mais seguro agora e futuramente”, comentaram.

     Atendimento

     Os interessados nos diversos serviços disponibilizados durante o mutirão, como retiradas de segundas vias de certidões, serviços da defensoria pública, palestras de conscientização e atendimentos das secretarias estaduais de educação e saúde, compareceram à Escola Estadual Joaquim Diégues, no centro do município de Viçosa, onde puderam retirar fichas de credenciamento.

     ----------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens.