Em Dia com a Justiça 10/02/2014 - 13:05:04
TV Tribunal destaca vigência da lei anticorrupção,hoje,14h15
Em Dia com a Justiça na TV Educativa (canal 3) também detalha Projeto Justiça Direta. Clique e veja vídeos!

O Em Dia com a Justiça é exibido de segunda a sexta, às 14h15, na TV Educativa, Canal 3 O Em Dia com a Justiça é exibido de segunda a sexta, às 14h15, na TV Educativa, Canal 3 TV Tribunal

     O Programa Em Dia com a Justiça começa às 14h15, na TV Educativa (canal 3) e traz informações sobre convênio assinado entre representantes do Tribunal de Justiça de Alagoas e operadoras de telefonia. Será instalada uma sala de conciliação, no 2º Juizado Especial Cível e Criminal, no Centro de Maceió, que terá o objetivo de dar celeridade aos processos em que as empresas sejam parte. Nesta sala, o público será atendido, prestará uma queixa, e encaminhado para uma tentativa de conciliação entre as partes. Este é o Projeto “Justiça Direta”.

     Para a concretização da ação estão sendo treinados conciliadores, indicados pela presidência do Tribunal de Justiça, que atuarão no atendimento à demanda através do Processo Judicial Digital (Projudi), providenciado pela Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati). Já as empresas vão enviar um representante legal para defender seus interesses junto às partes. A expectativa é de que o Projeto Justiça Direta comece a funcionar no primeiro semestre deste ano.

     

     O Programa mostra a Campanha de Vacinação promovida pelo Centro Médico do Tribunal de Justiça que imunizou servidores do prédio sede e do Fórum de Maceió contra diversas doenças. A imunologista Astéria Maria Alves Moreira esclarece que as vacinas protegem os servidores contra a Hepatite B, o tétano e doenças como o sarampo, a caxumba e a rubéola.

     

     O Em Dia com a Justiça também detalha as normas contidas na nova Lei Anticorrupção, que já está em vigor em todo o País. A legislação é voltada para prevenção, combate e repressão destes atos, responsabilizando as empresas sobre os ilícitos que as envolvam. Até a vigência da nova lei, os envolvidos em crimes de corrupção respondiam como pessoas físicas, excluindo a responsabilidade da organização que representavam. Mas agora tudo mudou e os empresários devem ter mais cautela dentro das suas organizações, pois as penalidades impostas a quem comete atos de corrupção podem chegar até a dissolução compulsória da pessoa jurídica.

     

     Uma reunião do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Antônio Emanuel Dórea, com mulheres de detentos do sistema prisional e a votação dos desembargadores, na sessão do Pleno, mantendo, por unanimidade a decisão de 1º grau que condenou o ex-vereador de Jacuípe, Jobedes Silvestre de Araújo, a 9 anos e 4 meses de prisão, por ter forjado a sua posse como prefeito da cidade e ter realizado saques na conta da prefeitura de mais de R$ 44 mil em 1996 são os destaques da Semana do Judiciário.

     

     Para assistir a todos estes assuntos basta sintonizar a TV no Em Dia com a Justiça. O programa do Judiciário, feito pela Diretoria de Comunicação do TJ/AL, é exibido de segunda a sexta-feira, às 14h15, na TV Educativa, Canal 3.

     -----------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias em nosso Podcast