APMP dá sequência ao curso de Gerenciamento de Processos
Qualificação de servidores tem objetivo de padronizar e agilizar os trâmites processuais do TJ
Curso foi realizado na Escola Superior da Magistratura de Alagoas. (Foto: Leonardo Ziziano)
A Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP) reuniu mais uma vez os servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), na tarde desta segunda-feira (26), na Escola Superior da Magistratura (Esmal), para dá sequência às aulas teóricas do curso Capacitação e Supervisão em Gerenciamento de Processos . A primeira etapa será finalizada nesta quarta-feira (28) e o curso terá continuidade com aprendizado prático até agosto.
Durante o encontro, que visa padronizar e agilizar os trâmites processuais internos do TJ/AL, os servidores apresentaram modelos de mapeamento de processos de cada setor às professoras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), responsáveis por ministrar às aulas, para fazerem ajustes caso seja necessário. O curso tem parceria com a instituição superior, por meio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).
“Estamos conseguindo trazer os primeiros resultados já desse mapeamento de processos realizados na primeira etapa do curso. Hoje verificamos o quanto os servidores já avançaram, apesar de ainda podermos fazer alguns ajustes nesta parte teórica e metodológica da aprendizagem. A ideia é que até agosto possamos finalizar”, explicou a professora da Ufal, Claudia Maria Milito, especializada na área de administração.
Ainda de acordo com Claudia Milito, a primeira etapa foi promovida com aulas teóricas e acompanhamento da atividade em cada setor, durante quinze dias, no qual foi definido os tipos de processos que seriam mapeados e padronizados. A professora explica também que após concluída esta fase, será feita uma validação com os participantes do curso, para saber se as ações estratégicas estabelecidas condizem com a rotina de trabalho dos setores.
Manuais de atividades serão criados para servidores
A assessora da APMP, Catalina Velásquez, mencionou que após a validação do mapeamento e padronização destes processos, a APMP criará manuais de procedimentos para cada setor. Ainda segundo a assessora, os guiais serão disponibilizados aos servidores do Poder Judiciário alagoano, para terem acesso à informação de determinada atividade.
“A expectativa é fazer com que os participantes desse primeiro curso disseminem o aprendizado em outros setores que não participaram. Um exemplo é o departamento de Protocolo, que a APMP está em reunião com este departamento para fazer a capacitação”, afirmou Catalina Velásquez. Estão presentes no curso apenas os setores que possuem algum projeto em execução no TJ/AL.
--------------------------------------------------
Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.













