Eventos 06/08/2014 - 18:33:11
Esmal presta informações sobre direitos dos idosos em ação cidadã
Evento realizado pelo SESC Alagoas teve parceria do Poder Judiciário e mais nove instituições

Idoso procurou o Poder Judiciário para esclarecer dúvidas sobre a legislação Idoso procurou o Poder Judiciário para esclarecer dúvidas sobre a legislação

      Aproximadamente 500 idosos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os seus direitos com a equipe do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), durante ação promovida pelo SESC Alagoas, na tarde desta quarta-feira (06). Este é o 7º ano em que o Poder Judiciário alagoano participa da Oficina de Cidadania: “Minuto Informação”, voltada às pessoas de terceira idade.

      A gerente do PCJE, Ana Valéria, explicou que o objetivo de participar do evento, ocorrido na sede do SESC, é para prestar informações aos idosos, que estão mais interessados na legislação em comparação aos anos anteriores. Ainda de acordo com ela, as dúvidas recorrentes são sobre questões de saúde, relacionadas a assistência médica e aquisição de remédios, além do direito à aposentadoria e vaga preferencial nos transportes públicos.

      “Vamos esclarecer as diversas formas que os idosos têm para irem atrás dos seus direitos, todos previstos no Estatuto do Idoso. Muitas vezes eles sabem as informações, mas ficam na dúvida a qual local devem recorrer para solucionar o problema e aqui já encaminhamos para alguns órgãos presentes”, explicou Ana Valéria, ao se referir das outras nove instituições parceiras do projeto, a exemplo do Ministério Público (MP/AL) e da Defensoria Pública.

      Entre os idosos que recorreram ao estande da Esmal, estava o aposentado Isaías Veridiano, de 70 anos, participante há quase uma década das ações de cidadania do SESC. Ele contou que procurou informações com o Poder Judiciário por saber pouco dos seus direitos legais. “Sei que a legislação prevê vários direitos às pessoas da minha idade e utilizo algumas prioridades que tenho conhecimento, como as preferências nos transportes e em filas de banco”.

     

Aposentado Isaías Veridiano, de 70 anos, com a cartela de informações do Estatuto do Idoso

      A Oficina de Cidadania: “Minuto Informação”, que antes era realizada anualmente, agora acontece durante as primeiras quartas-feiras do mês. A ação também teve parceria com a Geap Fundação de Seguridade Social; as Superintendências de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e de Transportes e Trânsito do município (SMTT); Conselho Estadual do Idoso de Alagoas; Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, e Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE).

     --------------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.