Dívida de Limoeiro de Anadia com Eletrobrás permanece suspensa
Cobrança foi suspensa porque companhia energética não esclareceu devidamente os valores devidos
Desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, relator do processo.
O desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, do Tribunal de Justiça de Alagoas, manteve a decisão da Comarca de Limoeiro de Anadia que impede a Eletrobrás de cobrar do Município contas de energia atrasadas que somam R$ 3 milhões e 491 mil, segundo a companhia. Os cortes de energia em virtude dessas dívidas também estão proibidos.
Áudio: Clique aqui e ouça essa notícia.
O valor é relativo a quatro termos de confissão de dívida e não pode ter suas parcelas inseridas nas contas mensais de energia. Consta nos autos que a Eletrobrás não esclareceu devidamente os valores devidos, mesmo após contatada diversas vezes pela Prefeitura.
“O magistrado agiu corretamente ao suspender as cobranças dos valores relativos aos 4 (quatro) termos de confissões de dívidas, ante os evidentes indícios de incoerência e inconsistência das importâncias cobradas e, bem assim, diante do perigo de que a municipalidade realizasse gastos maiores do que aqueles realmente devidos”, avaliou Domingos Neto.
Por outro lado, o desembargador concedeu parcialmente o efeito suspensivo requerido no recurso da Eletrobrás, afastando a proibição de a empresa inserir nas faturas mensais outras dívidas atrasadas. A antecipação de tutela concedida pelo primeiro grau também impedia a Eletrobrás de cobrar do Município qualquer dívida com vencimento mais antigo que 90 dias, contados a partir da decisão.
A decisão do desembargador, publicada no Diário da Justiça desta segunda-feira (18), tem caráter provisório, já que o processo ainda será apreciado pela 3ª Câmara Cível do TJ/AL.
Matéria referente ao processo nº 0802379-59.2014.8.02.0000
--------------------------------------------------
Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.













