Eventos 09/09/2014 - 12:07:26
Menores aprendizes assistem à palestra sobre dependência química
Ação foi realizada pelo Núcleo Permanente de Combate às Drogas do TJ/AL na manhã desta terça-feira (09)

Advogado João Lopes e menores aprendizes durante palestra. Foto: Caio Loureiro Advogado João Lopes e menores aprendizes durante palestra. Foto: Caio Loureiro

     O menor aprendiz do Tribunal de Justiça de Alagoas, Edwin Lacerda, foi um dos jovens profissionais do Judiciário a assistir, na manhã desta terça-feira (09), à palestra promovida pelo Núcleo Permanente de Combate às Drogas do Judiciário. A atividade teve como objetivo apresentar a realidade daqueles que adquirem alguma dependência química, desenvolvendo a temática através de experiências conhecidas por psicólogos e assistentes sociais integrantes do Núcleo.

     Durante a palestra, o magistrado coordenador Celyrio Adamastor explicou aos jovens que o Núcleo Permanente de Combate às Drogas foi criado para ajudar aqueles que passam por algum problema de dependência ou que possuam familiares e amigos nesta situação, para que, através do auxílio dos profissionais integrantes, possam encontrar melhores caminhos para a superação dos problemas relacionados ao vício.

     O menor aprendiz Edwin Lacerda, em conversa com a Diretoria de Comunicação do TJ/AL, comentou a importância de ações como esta dentro do Judiciário, capazes de apresentar melhor a realidade da dependência química, tão próxima de todos. Ele relatou que o esclarecimento não contribui somente para o desempenho pessoal, mas também para o profissional.

     “Discutir o tema nos ajuda não só pessoalmente, mas também profissionalmente, porque nos faz perceber que qualquer mudança ou crescimento só depende da gente. Seja para enfrentar um problema pessoal ou uma situação desagradável no ambiente de trabalho, tudo depende das escolhas certas”, explicou o menor aprendiz.

     O advogado João Lopes, também integrante do Núcleo, concluiu a palestra ressaltando aos jovens participantes a importância de se fazer boas escolhas. “A vida está na mão de vocês, o futuro está na mão de vocês, nas suas escolhas, tudo só depende de vocês. O caminho mais fácil nem sempre é o certo, escolham o difícil, pois dele vocês poderão sair com, no mínimo, mais experiência”.

     As assistentes sociais Maria Sandra Marques e Gleide Guedes, esta última coordenadora do Projeto Menor Aprendiz do TJ/AL, também compartilharam informações sobre os trabalhos desenvolvidos em combate às drogas.

     Capacitação

     Ainda nesta terça (09), a equipe do Núcleo participou de curso de aperfeiçoamento em práticas de combate à dependência química, ministrado pelo advogado João Lopes. A capacitação auxilia os profissionais no desenvolvimento das atividades dentro e fora do Judiciário.

     --------------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.