300 alunos da Faculdade Fama acompanham sessão da 1ª Câmara Cível
Projeto 'Interagindo com a Comunidade Acadêmica' julgou 21 processos na sede da instituição de ensino, na noite desta quarta-feira (24)
Estudantes acompanhando julgamento dos processos pelos desembargadores integrantes. Foto: Pedro Conselheiro
A estudante Claúdia Varélia de Sá foi um dos 300 alunos do curso de Direito da Faculdade Fama a assistir, na noite da última quarta-feira (24), à sessão itinerante da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas, onde foram julgados 21 processos entre apelações, agravos e embargos de declaração. A iniciativa é promovida através do Projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica.
Áudio: Clique aqui e ouça essa notícia.
Essa foi a primeira vez que Cláudia de Sá assistia a uma sessão de cível de julgamento e, segundo ela, após palestra da secretária da 1ª Câmara Cível, Margarida Melo, foi possível perceber a quantidade de processos que passaram a ser julgados depois da implantação da virtualização no Poder Judiciário.
“Pude ter uma ideia de como os processos são julgados tão rápido. Na área cível nunca tive experiência, porque sempre estagiei em Varas Criminais. Para mim, tudo está sendo novo e bastante interessante para o desenvolvimento da minha carreira jurídica”, relatou a aluna.
Em entrevista à diretoria de comunicação do TJ/AL, a secretária Margarida Melo esclareceu que com a modernização do Judiciário e a alteração no regimento interno, o foco da palestra foi mostrar aos participantes as evoluções realizadas dentro da 1ª Câmara Cível.
“Por meio da inovação tecnológica, nós podemos realizar o julgamento de mais de 400 processos em uma única sessão, o que antes era impossível. Além da agilidade no julgamento, explicamos aos alunos as alterações proporcionadas pelo novo regimento interno do TJ. Nessa sessão, por exemplo, temos seis embargos pautados”. Pelo regimento antigo, os embargos poderiam ser apresentados “em mesa”, esclarece Margarida.
O procurador Walber Lima Valente, parceiro do Projeto nesta edição, ministrou palestra sobre a atuação do Ministério Público no julgamento de processos do 2º grau e explicou aos alunos que o órgão ministerial tem, entre outras, a função de apontar onde está o Direito e qual seria a melhor jurisprudência para ser aplicada a determinada ação.
Sobre o funcionamento interno do Judiciário, o presidente da 1ª Câmara Cível, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, explicou, durante abertura da sessão, que, partindo do princípio de dar celeridade aos julgamentos, todos os processos e votos são recebidos previamente pelos desembargadores integrantes do órgão julgador para que saibam que pontos discutir, convergir ou concordar durante o andamento da sessão.
Profissão na prática
Washington Luiz ressaltou que o projeto vem sendo desenvolvido há mais de cinco anos, demonstrando o sucesso da iniciativa junto aos alunos participantes de cada edição. “Nosso objetivo é apresentar uma sessão diferenciada aos alunos, onde procuramos, de forma pausada e didática, traduzir para os estudantes aquilo que eles já tem conhecimento de forma teórica”, afirmou.
O diretor da Faculdade Fama, professor Aurélio Carlos Lisboa Lima, agradeceu à iniciativa do Tribunal de Justiça de levar a prática da profissão como complemento ao conteúdo teórico visto em sala de aula. Segundo ele, os mais de 300 alunos de períodos distintos do curso tiram do projeto diferentes lições, de acordo com a experiência já adquirida por cada um dos participantes.
“Os alunos iniciantes chegam aqui com curiosidade, querendo ver como acontece, efetivamente, o julgamento dos processos. Para os que estão concluindo o curso, a perspectiva é diferente, pois eles podem ver todo o conteúdo que eles já estão tendo a oportunidade de presenciar como estagiários”, frisou.
--------------------------------------------------
Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.













