Presidente participa de homenagem ao promotor da 9ª Vara Criminal da Capital
Desembargador José Carlos destaca relevância da honraria concedida pelo Ministério Público Estadual (MPE) ao promotor José Antônio Malta
Promotor José Antônio Malta Marques e desembargador José Carlos Malta Marques durante solenidade no MP. Foto: Caio Loureiro
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, desembargador José Carlos Malta Marques, participou da entrega, nesta sexta-feira (17), de comenda ao promotor de Justiça José Antônio Malta Marques, titular da 9ª Vara Criminal da Capital (Tribunal do Júri). O Diploma de Honra ao Mérito Carlos Guido Ferrário Lôbo é concedido pela Corregedoria-geral do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), em reconhecimento pelo exercício pleno das funções no MP/AL.
O desembargador José Carlos Malta parabenizou o promotor e agradeceu ao corregedor-geral do MP/AL, Márcio Tenório de Albuquerque. “Acho que a obra de vida de José Antônio no Ministério Público de Alagoas faz dele credor dessa homenagem. E eu cumprimento a você, Márcio, por ter visto o momento e justeza dessa homenagem”.
Ao discursar, durante a solenidade na sede do MP/AL, José Antônio Malta Marques lembrou casos de sua história nas diversas comarcas em que atuou. Agradeceu, comovido, aos familiares presentes e aos funcionários com quem trabalhou e trabalha.
O promotor homenageado saudou a magistratura alagoana, mencionando os juízes e desembargadores presentes no auditório, entre eles Geraldo Amorim, titular da 9ª Vara Criminal da Capital (Tribunal do Júri), onde José Antônio atua.
“Pediria autorização de vossas excelências para dividir (a homenagem) com todos os servidores desta respeitada instituição, do menor aos mais graduados, pois sem o apoio, a companhia, o sucesso de suas atividades nas mais diversas áreas, meu trabalho não teria sido destacado”, disse José Antônio.
“Tenha certeza, Dr. José Antônio, que vossa excelência não recebeu a comenda porque é meu amigo pessoal; recebeu porque neste momento entendeu a Corregedoria, toda a Corregedoria, que vossa excelência era o maior merecedor”, discursou o corregedor Márcio Tenório.
Para o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, o homenageado é um exemplo para o Ministério Público do Brasil. “Essa homenagem é um ato de justiça. Mais do que isso, é um estímulo para que os colegas promotores e procuradores de justiça busquem a eficiência” acrescentou.
Trajetória
José Antônio Malta Marques nasceu em 14/09/1952, em Santana do Ipanema, filho de Abdon Marques e Enedina Malta Marques. Atua no Ministério Público há 27 anos, quando foi nomeado após aprovação em concurso público, em 1987.
Trabalhou nas Promotorias de Mata Grande, Santana do Ipanema, Maravilha, Delmiro Gouveia, Água Branca, Porto de Pedras, entre outras. Atualmente, é promotor da 49ª Promotoria de Justiça da Capital.
--------------------------------------------------
Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.













