Presidência 06/03/2015 - 12:57:59
Magistradas e servidoras do Judiciário de Alagoas são homenageadas
Solenidade ocorreu nesta sexta (6), no Pleno da Corte de Justiça; necessidade de se combater a violência doméstica foi reforçada durante os discursos

Juíza Fátima Pirauá falou sobre o combate à violência doméstica. Foto: Caio Loureiro. Juíza Fátima Pirauá falou sobre o combate à violência doméstica. Foto: Caio Loureiro.

      Magistradas e servidoras do Poder Judiciário de Alagoas foram homenageadas, nesta sexta-feira (6), em solenidade realizada no Pleno do Tribunal de Justiça (TJ/AL). O evento, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8, contou com apresentações musicais e sorteio de brindes.

      A desembargadora Elisabeth Carvalho do Nascimento fez o discurso de saudação, a pedido do presidente do TJ/AL, Washington Luiz Damasceno Freitas. Ela falou sobre o papel que as mulheres vêm desempenhando na sociedade e a importância de se avançar nas conquistas. “Saímos do fogão direto para o computador. Começamos a ter uma maior conscientização do nosso papel e ingressamos no mercado de trabalho, mas isso nem sempre se traduziu em um alcance das nossas necessidades e realizações”, afirmou.

PodCast TJ/AL: Magistradas e servidoras do Judiciário de Alagoas são homenageadas

      Ainda segundo a desembargadora, a mulher deve ser vista como sujeito histórico. “Que continuemos lutando pela paz, pelo amor e pela felicidade”, concluiu.

     

      A presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juíza Maria de Fátima Pirauá, falou sobre os casos de violência doméstica que, apesar de todos os instrumentos legais criados, seguem expressivos, não apenas em Alagoas, mas no Brasil todo. “É a cultura patriarcal e machista que faz com que a violência doméstica seja perpetuada. Nós, mulheres, temos papel fundamental nessa mudança de comportamento”.

      Para a magistrada, não se pode mais legitimar o discurso de que a mulher é frágil. “Somos seres humanos. Todos nós. Essas diferenças que temos servem para nos enriquecer e não para nos subjugar. Que possamos construir uma nação com mais paz, respeito e sabedoria”.

      O evento contou ainda com a presença das esposas de juízes e desembargadores, além da presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Alagoas, Raquel Faião, e da secretária de Cultura do Estado, Melina Freitas.

     

Desembargadora Elisabeth Carvalho fez o discurso de saudação às magistradas e servidoras

.

     --------------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.