Semana pela Paz em Casa tem início em Arapiraca com 44 audiências
Expectativa é realizar 213 até a próxima sexta-feira, no Juizado da Mulher; processos analisados envolvem casos de violência doméstica
Juiz Jandir Barros conduz audiência no Juizado da Mulher, em Arapiraca. Foto: Anderson Moreira
A Semana da Justiça pela Paz em Casa teve início nesta segunda-feira (9) e mobiliza o Judiciário alagoano até o próximo dia 13, por meio da realização de audiências e julgamentos de processos envolvendo violência doméstica. Em Arapiraca, a força-tarefa ocorre no Juizado da Mulher e a previsão é que, nos cinco dias de mutirão, sejam realizadas 213 audiências.
“São 213 casos de violência que tendem a ser resolvidos nesta semana, o que vai dar um impulso muito grande e mostrar à sociedade que o Poder Judiciário está ao lado da mulher, combatendo esse tipo de covardia que assola o nosso Estado”, afirmou a juíza Isabelle Coutinho Dantas Sampaio, uma das magistradas designadas para atuar no mutirão.
| PodCast TJ/AL: Semana pela Paz em Casa tem início em Arapiraca com 44 audiências |
Ainda segundo a juíza, apesar de toda a informação disponibilizada, muitas mulheres ainda têm medo de denunciar os agressores. “Além do medo, elas têm vergonha. São fatos que acontecem no interior do lar e muitas não querem que repercutam na família e entre os amigos”, explicou a magistrada, ressaltando que durante a semana, mais do que repressão, o Judiciário vai buscar conscientizar as mulheres sobre a importância de vencerem as barreiras e denunciarem.
Neste primeiro dia estão previstas 44 audiências, tanto de instrução quanto preliminares. Nas primeiras, as partes e testemunhas são ouvidas. Na segunda, as vítimas dizem se ainda têm interesse em continuar com o processo. Caso contrário, ele é arquivado.
“Cerca de 700 processos tramitam no Juizado e a nossa expectativa com a força-tarefa é positiva. Esperamos que os 213 casos sejam solucionados até o final da semana”, destacou o juiz Jandir de Barros Carvalho, que responde pela unidade judiciária.
A Semana da Justiça pela Paz em Casa foi aberta em Arapiraca com apresentação da banda da Polícia Militar. O Juizado foi decorado com balões e as mulheres que compareceram ao local receberam rosas e chocolates. Foram distribuídos ainda panfletos informativos e disponibilizado espaço para realização de exames de pressão e glicose.
--------------------------------------------------
Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.













