SAJ: Servidores participam do 1º Módulo do Curso de Multiplicador
Objetivo foi capacitar sobre a dinâmica do Sistema de Automação da Justiça (SAJ); atividade ocorreu nesta quinta-feira (9), na Esmal
Desembargador Fernando Tourinho passa orientações para servidores. (Foto: Caio Loureiro).
Servidores de 25 Varas Cíveis da Capital participaram, na manhã desta quinta-feira (9), do 1º Módulo do Curso de Multiplicador, que teve como objetivo capacitar sobre a dinâmica do Sistema de Automação da Justiça (SAJ). O curso foi realizado na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), no bairro Farol.
De acordo com a coordenadora de sistemas da Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça (TJ/AL), Luciana Luna, a proposta é transformar os participantes em multiplicadores de informação. “A partir das dúvidas esclarecidas, o servidor terá a autonomia de resolver os problemas que surgirem em primeiro nível e ajudar o próximo com o seu conhecimento. Eles contribuirão para dar celeridade aos trâmites processuais”, afirmou.
| PodCast TJ/AL: SAJ: Servidores participam do 1º Módulo do Curso de Multiplicador |
O desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, presidente da Comissão de Virtualização do TJ/AL, explicou aos servidores o impacto que a iniciativa causará ao Poder Judiciário. “Essa mesma estratégia para disseminação de informações foi adotada pela Comissão de Virtualização do Tribunal no 2º grau de jurisdição e deu certo. Por isso, estamos repetindo o feito para os servidores do 1º grau. Ao capacitar o servidor, estaremos consequentemente otimizando o serviço que prestamos à sociedade”.
Ainda segundo o desembargador, a meta é digitalizar, dentro de dois anos, os processos físicos ainda existentes no Judiciário alagoano. “É uma tarefa ousada, são mais de cem mil processos físicos para serem virtualizados. O caminho é investir nos servidores”.
Para Maria Keila Rodrigues, escrivã da 24ª Vara Cível - Família, a capacitação oferecida foi importante. “Após o curso, poderei voltar à unidade judicial como replicadora de informação e acelerar atendimentos que antes eram demorados”, disse.
O material apresentado sobre o SAJ foi dividido em duas partes, devido à extensão do sistema. A primeira explicou detalhadamente o processo de cadastramento, andamento e expedientes. Já a segunda focou nos acessos à consulta, mandados e cargos.
--------------------------------------------------
Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.













