Semana Nacional do Júri começa hoje com 17 julgamentos em Alagoas
Três julgamentos previstos em Maceió têm início às 13h; objetivo é acelerar o cumprimento das metas de persecução penal da Estratégia Nacional (Enasp)
Semana Nacional do Tribunal do Júri é organizada pelo CNJ e está em sua 2ª edição.
A Semana Nacional do Tribunal do Júri em Alagoas tem início nesta segunda-feira (13), com 3 processos pautados no Fórum da Capital e 14 em diversas comarcas do interior do estado. No total, estão previsto 79 julgamentos, em 32 comarcas do Judiciário alagoano.
A ação, organizada nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), segue até sexta-feira (17). O objetivo é acelerar o cumprimento das metas de persecução penal da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).
Clique aqui e confira a pauta de julgamentos na capital e no interior
| PodCast TJ/AL: Semana Nacional do Júri começou com 15 julgamentos em Alagoas |
Os julgamentos previstos para hoje em Maceió têm início às 13h. Entre eles está um homicídio ocorrido em 19 de abril de 1998, sob análise da 8ª Vara Criminal. Naquele dia, Mauro Jorge da Silva Lúcio chamou José Ronaldo Padilha Silva para beber em uma barraca de praia no bairro Jacarecica.
Mas passados alguns instantes, sem que tenha havido qualquer discussão, Mauro sacou uma arma e efetuou disparos contra Ronaldo. Em interrogatório, o réu confessou o crime. Disse que uma amiga o havia alertado de que a vítima poderia assassiná-lo.
Outro julgamento pautado é o de Lucídio Severino dos Santos e Nelson da Silva Lima, na 7ª Vara Criminal. Eles são acusados de tentativa de homicídio contra o taxista Israel Martins de Santana, em 4 de julho de 2011.
Israel foi abordado por quatro homens que se fizeram passar por passageiros, mas pretendiam matá-lo, segundo denúncia do Ministério Público Estadual. Por volta das 20h30, no bairro de Ipioca, policiais militares deram ordem para que o carro parasse, momento em que a vítima conseguiu fugir e os criminosos teriam iniciado um tiroteio.
O terceiro caso a ser julgado em Maceió nesta segunda-feira é de o Carlos Fernando Leitão Lins Júnior, na 9ª Vara Criminal. Ele teria assassinado Luciano Carlos Costa da Silva, em 6 de julho de 2006, devido a uma briga em uma festa de São João naquele ano.
Iniciativa está em sua 2ª edição
A Semana Nacional do Tribunal do Júri está em sua 2ª edição, tendo sido realizada pela primeira vez em março de 2014. O intuito é promover principalmente o julgamento de processos antigos, referentes a crimes praticados pelo menos cinco anos antes. Na primeira edição, foram realizados 76 julgamentos (82,60% dos processos agendados), possibilitando a condenação de 36 réus.
A iniciativa também é apoiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pelo Ministério da Justiça. Além de magistrados e servidores do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e advogados dedicam esforço especial durante a ação.
Acesso à imprensa
A Diretoria de Comunicação (Dicom) do Poder Judiciário de Alagoas estará à disposição dos jornalistas no Fórum da Capital, a partir das 13h (de segunda a quinta) e das 8h (sexta-feira). Os profissionais que forem escalados para acompanhar os julgamentos deverão estar munidos com os seus crachás funcionais.
--------------------------------------------------
Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.













