Geral 30/04/2015 - 13:59:14
Projeto CAJA: Justiça de Alagoas completa um ano de evolução
Foram 21.732 processos protocolados eletronicamente e 40.138 processos digitalizados durante 2014; servidores de todo o estado foram capacitados

Treinamentos foram realizados pela Diretoria de Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati). Treinamentos foram realizados pela Diretoria de Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati).

      O Judiciário alagoano vivencia uma nova fase, com hábitos e rotinas completamente diferentes de um ano atrás. Alinhada com as tendências de modernização da Justiça brasileira, em abril do ano passado o estado deu início à virtualização das comarcas do interior, por meio do projeto de Capacitação e Aprimoramento da Justiça de Alagoas (CAJA), do Tribunal de Justiça em parceria com a empresa Softplan.

      Todo o estado já utilizava o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), mas somente algumas comarcas trabalhavam com o processo digital. As outras usavam o sistema para administrar processos físicos. Os números confirmam o sucesso do projeto: foram 21.732 processos protocolados eletronicamente e 40.138 processos digitalizados, o que totaliza 61.870 processos digitais.

      O desembargador e coordenador da Comissão de Virtualização do Poder Judiciário de Alagoas, Fernando Tourinho, diz que a implantação do processo digital pelo estado foi importante e fruto de muito empenho. “Um marco na gestão do desembargador José Carlos Malta Marques. Foram virtualizadas 59 comarcas em 7 meses”, declara.

     Treinamentos

      O projeto foi desenvolvido em 11 ciclos, que consistiam em treinamentos presenciais, acompanhamentos assistidos nas varas das comarcas e treinamento para os parceiros. Antes do início de cada ciclo, cursos de Ensino a Distância (EAD) eram disponibilizados aos servidores, para que eles já fossem se ambientando com as mudanças.

      O encerramento do CAJA ocorreu no dia 29 de outubro, deixando Alagoas em um processo de evolução crescente. Atualmente o estado possui 86 varas operando com processos digitais, porém com parte do acervo ainda tramitando em meio físico.

     Consolidação do processo digital em Alagoas

      “Gostaria de externar que foi uma grata satisfação trabalhar com a equipe de analistas do projeto CAJA. Equipe esta, que sempre demonstrou extrema dedicação ao projeto, contribuindo de sobremaneira ao sucesso do projeto”, afirmou o coordenador do SAJ no TJAL, Magno Vitório.

      Uma pesquisa de satisfação foi aplicada ao grupo gestor após a conclusão do CAJA, na qual foi medido o grau de satisfação dos participantes com relação a cumprimento de prazos; a qualidade da equipe, do treinamento e do atendimento; a comunicação; a qualidade do sistema; entre outros. Em todas as questões, os participantes se consideraram satisfeitos ou muito satisfeitos.

      “É um caminho sem volta”, avalia Tourinho, referindo-se à implantação do processo digital no estado. Segundo ele, este ano será de consolidação, e o objetivo é treinar um replicador para cada unidade, a fim de auxiliar os outros servidores no uso do sistema. Em um segundo momento, os usuários que ainda tiverem alguma dificuldade serão recapacitados.

      “A Softplan considera muito importante participar de um marco histórico de grande relevância para a Justiça do estado de Alagoas, no qual a prestação jurisdicional se torna mais célere e atende ainda mais a população”, declara o gerente de Relacionamento Maurício Rotta.

     Sobre o SAJ

      Em parceria com tribunais, ministérios públicos e procuradorias de todo o país, a Softplan desenvolve o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), pelo qual tramitam mais de 60% dos processos da Justiça comum do Brasil.

      A solução começou a ser desenvolvida há 18 anos e já passou por cinco ciclos de evolução tecnológica. Estudos da empresa apontam 47% de ganho na taxa de vazão dos processos (congestionamento) com o uso do sistema.

     --------------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.