Washington reafirma contribuição do Judiciário para redução de litígios
Presidente do TJ acompanha audiências da I Semana Estadual de Conciliação, no Fórum da Capital; mutirão prossegue até a próxima sexta-feira
Presidente Washington Luiz destacou importância da cultura da conciliação. Foto: Anderson Moreira
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, destacou, nesta terça-feira (19), a importância da cultura da conciliação durante visita ao Fórum da Capital para acompanhar as ações da I Semana Estadual da Conciliação. O mutirão estadual teve início nesta segunda-feira (18). Cerca de 1.000 processos foram pautados para audiências de conciliação que serão realizadas até sexta-feira (22).
“O mundo atual não permite que os processos se eternizem e uma medida para que isso não aconteça é a conciliação. Estamos promovendo esse mutirão dando ênfase no que vínhamos pregando há tempos. O Poder Judiciário alagoano está dando sua contribuição para diminuir os litígios”, disse o presidente Washington Luiz.
| PodCast TJ/AL: Washington reafirma contribuição do Judiciário para redução de litígios |
A frente do mutirão, o desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NJUS) e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (CJUS), explicou que a equipe toda está empenhada para conseguir o maior número de acordos. “Estamos trabalhando para conseguir, no mínimo, 80% de acordos nas audiências realizadas”, disse.
Ainda de acordo com o desembargador Domingos Neto, o evento também busca fazer um resgate à cidadania. “A ação não é só para diminuir a quantidade de processos em tramitação na Justiça alagoana, mas também fomentar a cultura da conciliação. O novo Código de Processo Civil, que vai entrar em vigor em março de 2016, também incentiva que o cidadão construa sua própria solução de litígio”, frisou.
--------------------------------------------------
Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.













