João Luiz Lessa participa de homenagem a ministro Marco Aurélio Mello
Membro do STF recebeu o título de cidadão honorário de Maceió, na manhã desta sexta-feira (22); proposição foi feita pela Câmara de Vereadores
Desembargador João Luiz Lessa destacou a atuação do ministro no STF. Foto: Caio Loureiro
O presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador João Luiz Azevedo Lessa, destacou a trajetória profissional do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, que recebeu nesta sexta-feira (22) o título de cidadão honorário de Maceió. A solenidade ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado e contou com a presença de autoridades dos três Poderes.
“As posições de Vossa Excelência iluminaram a mim e a outros milhares de magistrados em todo o Brasil, na aplicação do melhor Direito”, afirmou o desembargador em seu discurso.
Para João Luiz Lessa, o trabalho do ministro tem sido marcado pela transparência e pela honestidade. “Todos nós que fazemos a Justiça brasileira e a administração pública em geral devemos carregar conosco um pouco das lições transmitidas por Vossa Excelência”, afirmou o desembargador, ressaltando que o título concedido a Marco Aurélio Mello é merecido. “Alagoas, através do Parlamento de sua Capital, abraça como cidadão honorário um verdadeiro baluarte da Justiça, reconhecido nacional e internacionalmente”.
O autor da proposição do título foi o presidente da Câmara de Vereadores, Kelman Vieira. “Diversas razões foram consideradas para conceder a cidadania maceioense, como a probidade exemplar no exercício de todos os cargos que ocupou, o elevado conhecimento jurídico e a defesa intransigente do Estado Democrático de Direito”, explicou.
Marco Aurélio Mello, de 69 anos, é natural da cidade do Rio de Janeiro. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui mestrado em Direito Privado pela mesma instituição. Atuou na advocacia, no Ministério Público, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), sendo empossado no cargo de ministro do STF em 1990.
“Sinto-me gratificado por tão significativa homenagem. Piso com deferência nesta terra que fez brotar talentos nas mais diversas áreas do conhecimento, berço de inigualáveis escritores, músicos, atletas, juristas e heróis nacionais”, discursou o ministro, ressaltando que o pai dele, Plínio Affonso de Farias Mello, era natural de Alagoas.
“Sangue alagoano corre em minhas veias, descendência de meu saudoso pai. Herdei a coragem e a sinceridade de propósitos, a bravura e a determinação, o destemor e a capacidade de superação que tão fortemente distinguem aqueles contemplados em nascer nesta belíssima terra”.
-------------------------------------------------
Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.













