Tribunal de Justiça lança biblioteca digital para magistrados e servidores
Ferramenta, que já é utilizada nas Cortes superiores, vai contribuir com a produtividade e trazer mais segurança às pesquisas jurídicas
Presidente Washington Luiz destacou que a ferramenta trará mais rapidez e segurança às pesquisas. Foto: Cristiano Soares
Magistrados e servidores do Poder Judiciário de Alagoas passam a ter acesso, a partir desta sexta-feira (17), a biblioteca digital com livros, periódicos, códigos e vídeos da área jurídica, disponibilizados pela Editora Fórum, de Belo Horizonte. A ferramenta, já utilizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Contas da União (TCU), contribuirá com a produtividade e trará maior segurança às pesquisas.
“Nosso objetivo é dotar o Judiciário alagoano de ferramentas que promovam a sua evolução”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Washington Luiz Damasceno Freitas.
Segundo o desembargador, magistrados e servidores terão acesso ao que há de mais atualizado envolvendo a questão jurídica do país. “A qualificação vai aumentar e isso vai contribuir para que o Poder Judiciário preste um melhor serviço à sociedade”.
| Tribunal de Justiça lança biblioteca digital para magistrados e servidores |
Serão disponibilizados 150 livros, 33 periódicos e 166 vídeos, além de textos atualizados e integrais de todos os códigos brasileiros. As senhas de acesso começarão a ser enviadas na tarde desta sexta, via e-mail.
De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do TJ/AL, José Baptista dos Santos Neto, a biblioteca digital veio se juntar ao trabalho de virtualização empreendido pelo Judiciário de Alagoas. “Após o processo digital, sentimos a necessidade de implantar alguma ferramenta complementar de toda essa malha de tecnologia usada atualmente. Com essa nova ferramenta, a produtividade já obtida com o processo digital será mais completa”, ressaltou.
A ideia foi reforçada pelo presidente da Comissão de Virtualização e Informática do TJ/AL, desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza. “A virtualização é um caminho sem volta. Precisamos estar, o quanto antes, totalmente digitalizados, porque dessa forma os serviços fluem com mais rapidez”.
O presidente e diretor da Editora Fórum, Luís Cláudio Rodrigues Ferreira, participou do lançamento da biblioteca, na sede do TJ/AL. Ele esclareceu dúvidas e prestou informações sobre o funcionamento da ferramenta. “O Tribunal de Justiça de Alagoas está municiado com essa enorme quantidade de informação, produzindo conhecimento e ampliando sua cultura jurídica”, destacou.
--------------------------------------------------
Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.













