Tribunal do Júri 31/07/2015 - 12:02:05
2ª Semana da Justiça pela Paz em Casa terá três júris populares na Capital
Julgamentos envolvem violência doméstica e serão realizados no Fórum do Barro Duro, no 2º e 3º Tribunais do Júri

Magistrado Geraldo Cavalcante Amorim conduzirá um dos julgamentos. Foto: Caio Loureiro Magistrado Geraldo Cavalcante Amorim conduzirá um dos julgamentos. Foto: Caio Loureiro

     Além das 100 audiências de instrução previstas para ocorrer em Maceió durante a 2ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa, serão realizados três júris populares envolvendo violência contra a mulher. As sessões ocorrerão no Fórum do Barro Duro.

     Na segunda-feira (3), a partir das 13h, haverá o julgamento do pedreiro Maurício Francisco de Oliveira. Ele é acusado de matar a facadas Claudinete Alexandre da Silva, em outubro de 1997. O crime ocorreu no interior da residência da vítima, localizada na favela Sururu de Capote, no Trapiche da Barra. O réu, que confessou o crime, será julgado por homicídio qualificado.

     Na terça-feira (4), também a partir das 13h, será a vez de Pedro Tenório dos Santos ser submetido a júri popular. O réu é acusado do crime de tentativa de homicídio praticado contra a irmã, em julho de 1993, no bairro Novo Mundo. Segundo o Ministério Público de Alagoas (MP/AL), Pedro Tenório tinha desavenças com o cunhado e teria efetuado o disparo em direção a ele. O tiro, no entanto, acabou atingindo a irmã do réu, que ficou ferida, mas sobreviveu.

2ª Semana da Justiça pela Paz em Casa terá três júris populares na Capital

     Os julgamentos ocorrerão no salão do 2º Tribunal do Júri e serão conduzidos pelo juiz John Silas da Silva, titular da 8ª Vara Criminal de Maceió.

     Na sexta-feira (7), a partir das 8h, haverá julgamento no salão do 3º Tribunal do Júri. O processo, no entanto, corre em segredo de justiça. A sessão será conduzida pelo magistrado Geraldo Cavalcante Amorim, titular da 9ª Vara Criminal.

     Força-tarefa

     A 2ª Semana da Justiça pela Paz em Casa tem início nesta segunda-feira (3) e segue até o próximo dia 7. A campanha, coordenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), busca impulsionar o enfrentamento à violência contra a mulher. Na Capital, estão previstas 100 audiências de instrução. Já em Arapiraca, devem ocorrer 40. Durante a semana, todas as comarcas do Estado deverão privilegiar processos envolvendo violência doméstica.

     A primeira edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa ocorreu de 9 a 13 de março deste ano e mobilizou todo o Poder Judiciário. Em Alagoas, foram realizadas 782 audiências e proferidas 420 sentenças em processos em que mulheres resolveram denunciar seus agressores.

     -------------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.