CJUS 31/08/2015 - 12:41:44
Domingos Neto conhece trabalho desenvolvido pelo Cjus de Sergipe
Desembargador visitou o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do TJ sergipano; objetivo é adaptar experiências ao Judiciário de Alagoas

Juiz André Gêda e desembargador Domingos Neto conhecem projetos de conciliação do TJSE. Juiz André Gêda e desembargador Domingos Neto conhecem projetos de conciliação do TJSE.

      O desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, coordenador do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Njus), do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), esteve em Aracaju, no último dia 27, para conhecer as boas práticas desenvolvidas pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cjus), da Corte de Justiça sergipana. Também participou da visita o juiz André Gêda Peixoto Melo, coordenador do projeto “Justiça Itinerante”.

      “Eles têm uma atividade muito forte, fazem inúmeros eventos e fomos, de certa forma, buscar essas experiências para adaptá-las ao Judiciário de Alagoas”, explicou o desembargador. Ainda segundo Domingos Neto, a ideia é fortalecer o setor pré-processual do Cjus alagoano, reduzindo a quantidade de ações que ingressam na Justiça.

      “Vamos procurar fortalecer parcerias e promover mais mutirões. Tudo isso buscando difundir a cultura da conciliação e aproximar o Judiciário da população”, afirmou o desembargador, ressaltando que o Njus promoverá dois mutirões já no mês de setembro.

      De 14 a 25, no Cesmac, dois mil processos do 9º e 10º Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital estão pautados para audiências de conciliação, instrução e julgamento. Já no dia 18 de setembro, devem ocorrer 260 audiências no Fórum de Delmiro Gouveia. “Esta será a primeira etapa do ciclo de conciliação que será levado ao Interior do Estado. As audiências envolverão os processos já ajuizados, que tramitam nas Varas Cíveis e nos Juizados Especiais”.

     ----------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.