Esmal 15/10/2015 - 16:56:09
Palestras da Esmal sobre drogas contemplam 1.100 alunos
Estudantes vão participar de concurso de redação sobre o tema; palestras foram feitas em parceria com a Polícia Militar de Alagoas

Palestra de encerramento ocorreu na Escola Jaime Miranda, no bairro Santa Lúcia, na Capital. Foto: Anderson Moreira. Palestra de encerramento ocorreu na Escola Jaime Miranda, no bairro Santa Lúcia, na Capital. Foto: Anderson Moreira.

      A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) encerrou, nesta quinta-feira (15), ciclo de palestras sobre drogas, voltado aos estudantes que vão participar do concurso de redação promovido pela instituição, em parceria com as secretarias estadual e municipal de Educação. Foram ao todo 12 palestras, realizadas em dez escolas, contemplando 1.100 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

      A iniciativa é fruto de parceria entre o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) da Esmal, coordenado pelo juiz André Avancini, e a equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar de Alagoas.

     Durante as palestras, que tiveram início em setembro, os alunos receberam informações sobre os males provocados pelas drogas, tanto as ilícitas quando as lícitas. Assistiram também a vídeos contendo mensagens educativas e depoimentos de dependentes químicos.

      “Mostramos a esses jovens que eles podem escolher um caminho longe das drogas”, destacou Ana Valéria Moura Pitta, gerente do PCJE. Segundo a gerente, as palestras vão contribuir para que os estudantes escrevam seus textos. “O objetivo era difundir essas informações e promover uma reflexão e um trabalho dentro da sala de aula”, explicou.

     Concurso

      A redação tem como tema: “Drogas: o que fazer para mudar essa realidade?”. Podem participar alunos do 9º ano das escolas públicas municipais e estaduais de Maceió, que fazem parte do Programa Cidadania e Justiça na Escola. O texto tem que ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, devendo ser escrito no gênero dissertativo.

      Cada escola enviará à Esmal, até o dia 30 deste mês, as dez melhores redações produzidas. No dia 5 de novembro, uma comissão julgadora formada por membros das secretarias de Educação e da Esmal vai analisar os trabalhos. Serão premiadas as três melhores redações de cada escola participante e a melhor redação do aluno de cada rede de ensino.

      Entre os critérios que serão observados estão adequação ao tema, clareza, objetividade e aspectos gramaticais. A premiação ocorrerá no dia 19 de novembro, às 14h, na sede da Escola da Magistratura, no bairro do Farol, na Capital. Os vencedores receberão mochilas com kits escolares e jogos educativos.

     Sob a coordenação da tenente-coronel Valdenize Ferreira, participaram, pelo Proerd, a tenente Rosália Gomes, soldado Irajá Araújo, soldada Micheliny Lima, soldado Júlio Machado, soldado Erick Silva, soldada Klésia Lins, soldada Karla Gusmão, soldado Arthur Xavier, Soldado José Torres e soldada Elizângela Santos.

     --------------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.