Corregedoria 27/11/2015 - 17:14:16
Programa Moradia Legal II beneficia população de São José da Tapera
Cento e cinquenta moradores do bairro Dez, localizado no município, receberam gratuitamente registros de imóveis, nesta sexta-feira (27)

Washington Luiz acompanhado da moradora Quitéria dos Santos e do prefeito Jarbas Ricardo. Foto: Caio Loureiro Washington Luiz acompanhado da moradora Quitéria dos Santos e do prefeito Jarbas Ricardo. Foto: Caio Loureiro

      Contemplada pelo programa de regularização fundiária do Poder Judiciário de Alagoas, o Moradia Legal II, nesta sexta-feira (27), em São José da Tapera, a aposentada Maria Isabel do Nascimento, 57, está animada para reformar sua casa, graças ao registro público que poderá ser utilizado como garantia para adquirir o financiamento bancário.

      “Moro nessa casa com meu marido há sete anos. Eu já queria reformar minha casa, mas não tinha como. Agora com esse documento vou ao banco pegar o financiamento. A minha filha tentou tirar um empréstimo pra arrumar a casa dela, mas sem o registro não conseguiu. Agora ela aproveitou pra se cadastrar e também recebeu o documento da casa dela”, disse a aposentada.

Programa Moradia Legal II beneficia população de São José da Tapera

      Os moradores do bairro Dez, localizado no município, receberam 150 registros de imóveis através do programa, graças ao trabalho conjunto do Tribunal de Justiça (TJ/AL), Corregedoria-Geral da Justiça, Associação dos Notários e Registradores (Anoreg-AL) e Prefeitura.

      Moradora do município, Quitéria dos Santos agradeceu, em nome dos demais beneficiados, pelo recebimento dos títulos e afirmou que muitas pessoas deixaram de participar devido à desconfiança. “Eu acreditei desde o início, por isso estou aqui. Muita gente achou que iam tomar a casa ou cobrar alguma taxa pelo documento. Foi uma pena para aqueles que não conseguiram porque essa foi uma boa oportunidade para ter o documento do seu imóvel”, lembrou.

     

Para o desembargador Washington Luiz, entrega dos títulos leva cidadania a milhares de pessoas

      “Na época em que fui corregedor, entregamos mais de 12 mil títulos por meio do programa e São José da Tapera ainda não tinha sido contemplado. Para ter a propriedade do imóvel é preciso dar entrada no processo de usucapião, contratar um advogado, ouvir os confrontantes e isso gera despesas e pode demorar mais de um ano”, disse o presidente do TJ/AL, desembargador Washington Luiz.

      O desembargador lembrou que, para conceder os títulos de propriedade, o Moradia Legal utiliza a lei federal nº 11.977, que permite que tudo seja feito de forma administrativa e sem custos para os moradores. “O Poder Judiciário está distribuindo cidadania”, destacou.

     

      O juiz Carlos Cavalcanti, que coordena o Moradia Legal II, lembrou a importância de levar às comunidades carentes ações que tragam melhorias. “Até então essas pessoas não tinham a segurança do registro de imóvel, que ficará mais valorizado. É um bem de família transmitido para as futuras gerações e seus herdeiros”.

      O prefeito de São José da Tapera, Jarbas Ricardo, garantiu que mais moradores serão beneficiados pelo programa. “Nossa intenção é manter um núcleo do Moradia Legal na prefeitura para que outras pessoas possam se cadastrar e receber seu registro gratuitamente”.

     --------------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.