Geral 09/12/2015 - 18:44:40
Desembargadores e juízes participam de curso sobre Constelações Familiares
Tribunal de Justiça de AL estuda implantar técnica que visa extinguir conflitos de difícil solução, evitando a entrada de novos processos oriundos do mesmo caso

Magistrados e servidora participaram de curso a fim de obter mais informações sobre o tema Magistrados e servidora participaram de curso a fim de obter mais informações sobre o tema

      Os desembargadores Alcides Gusmão da Silva e Domingos Araújo Lima Neto participaram, nos dias 04, 05 e 06 deste mês, do Curso de Constelações Familiares promovido pela Hellinger Schule, na cidade de São Paulo. Os magistrados Yulli Roter, Claudio Lopes e Maria de Fátima Pirauá e a servidora Moacyra Rocha também participaram da capacitação.

      Os magistrados participaram do curso a fim de obter informações sobre o tema e viabilizar a implantação dessa técnica no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) para extinguir conflitos de difícil solução, estendendo o projeto desenvolvido na 2ª Vara Cível da Comarca de União dos Palmares, pelo juiz Yulli Roter.

      De acordo com Yulli Roter, a autorização do presidente Washington Luiz Damasceno Freitas para que a equipe participasse do curso é uma iniciativa inovadora, já que a técnica tem sido utilizada isoladamente por alguns juízes dos Tribunais de Justiça da Bahia, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, entre outros.

      A utilização das Constelações Familiares como instrumento de solução de conflitos possui bases científicas na novel visão do ser humano através da física quântica e da neurociência, como também nos estudos dos campos morfogeneticos de Rupert Sheldrake.

      O desembargador Domingos Neto explicou que essa técnica viabiliza extinguir o conflito evitando novos processos sobre o mesmo caso. “A finalidade da jurisdição é a solução dos conflitos e a mera resolução dos processos. Não obstante, muitas das vezes, não é capaz de cumprir seu desiderato, o que gera a reiteração de processos, como por exemplo: ação de alimentos e, em seguida, a sua execução por inadimplemento do obrigado, por não se vincular integralmente à sentença".

      O juiz do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia Sami Storch, palestrante do evento, já utiliza as Constelações Familiares como técnica de solução de conflitos e foi recentemente elogiado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em razão de sua eficiência nas conciliações.

     --------------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.