Esmal e Fundação Getúlio Vargas dão início ao MBA em Poder Judiciário
Aula inaugural ocorreu na manhã desta quinta-feira (10), na sede da Escola; capacitação terá um ano e meio de duração
Magistrada Helena Pinto, desembargador Washington Luiz e juiz Alexandre Machado, na abertura do curso. Foto: Caio Loureiro
O MBA em Poder Judiciário, ofertado aos integrantes da Justiça alagoana por meio de parceria entre a Escola Superior da Magistratura (Esmal) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) teve a aula inaugural nesta quinta-feira (10). O curso, com carga horária de 432 horas/aula, terá duração de um ano e seis meses.
Para o presidente do Tribunal de Justiça (TJ/AL), desembargador Washington Luiz Freitas, a capacitação de servidores é importante para que haja uma melhor prestação jurisdicional. “Qualificar servidores e magistrados é uma das principais preocupações do Judiciário alagoano. Nosso objetivo é plantar a semente do conhecimento nos serventuários, para que eles usem essa ferramenta para uma melhor prestação jurisdicional”, afirmou.
O coordenador-geral de cursos da Esmal, juiz Alexandre Machado, ressaltou que a pós-graduação era uma das ações mais aguardadas pelos servidores. “A Escola teve um grande empenho em trazer essa parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Os alunos terão a chance de estudar com uma das melhores instituições especializadas na área administrativa”, ressaltou.
A aula inaugural foi ministrada pela juíza Helena Helias Pinto, da Justiça Federal do Rio de Janeiro, que enfocou os aspectos práticos do Direito Administrativo em sua palestra. “É muito importante que todos aqueles que atuam dentro do Judiciário reflitam sobre as novas referências do Direito Administrativo”, destacou.
Para a analista Ana Gabriela, que atua na 23ª Vara Cível da Capital, a capacitação será positiva para o seu desempenho profissional de todos os participantes. “Poderemos voltar ao nosso cotidiano com ponderações que antes deixávamos passar despercebidas e executar nossas atividades de forma otimizada”.
Aulas
As aulas serão presenciais, realizadas em três datas por mês, sempre às quintas, sextas e sábados, das 8h30 às 12h15 e das 13h15 às 17h15, na sede da Esmal, no Farol. No sábado, o turno da tarde é reduzido e acontece das 13h15 às 15h15. Entre os assuntos abordados estarão Decisão Jurídica, Consequencialismo e Estado de Direito; Elementos de Estatística e Tomada de Decisão; Gerenciamento de Projetos Estratégicos no Poder Judiciário; Princípios Constitucionais; e Princípios aplicáveis à Administração Pública.
--------------------------------------------------
Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.













