Informatização 04/01/2016 - 13:17:34
Servidores do interior são beneficiados com processo administrativo virtual
Antes da implantação do sistema, que já registrou 5.578 processos, era preciso se dirigir até a sede do TJ para solicitar diárias e pagamento de hora extra

Kaline Novaes esclarece dúvidas sobre o funcionamento do sistema. Foto: Caio Loureiro Kaline Novaes esclarece dúvidas sobre o funcionamento do sistema. Foto: Caio Loureiro

      Os servidores do Poder Judiciário de Alagoas que atuam nas comarcas do interior do estado foram os mais beneficiados com a implantação, em maio de 2015, do Sistema Administrativo Integrado (SAI), que tornou virtual a entrada de processos para solicitação de férias e horas extras, por exemplo. A avaliação é da integrante da Diretoria de Tecnologia da Informação (Diati) do Tribunal de Justiça (TJ/AL), Kaline Novaes, responsável pelo treinamento dos profissionais para a utilização da ferramenta. De maio a dezembro, 5.578 processos haviam sido protocolados.

      “Antes da iniciativa, os servidores precisavam se dirigir até a sede do Tribunal para entregar documentos ou dar entrada em processos para solicitação de diárias, certidões, auxílio-saúde, diferença por entrância, substituição e pagamento de hora extra. Agora, tudo é feito virtualmente, facilitando a vida principalmente de quem trabalha nas unidades judiciárias do interior", explicou Kaline Novaes.

     Aprovação

      De acordo com o diretor da Diati, José Baptista Neto, o sistema tem sido aprovado pelos usuários. Ele diz ser positiva a avaliação da ferramenta, pois o processo tem se mostrado ágil tanto para os demandantes quanto para a equipe administrativa do Tribunal.

      “Como o sistema utiliza fluxograma, é possível acompanhar as etapas do processo, evitando que o andamento demore meses, como antes”, disse o diretor, informando que em 2016 haverá a integração dos setores de Contabilidade e Gestão de Pessoas.

      O sistema é administrado pela Diati, com o apoio da empresa Polis e Thema, do Rio Grande do Sul, que desenvolveu a ferramenta. “O SAI também possibilitará a consulta em tempo real da situação dos convênios e do vencimento dos contratos. É um crescimento expressivo na administração do TJ”, enfatizou José Baptista Neto.

      Os trabalhos de virtualização de processos administrativos são coordenados pelo desembargador Fernando Tourinho, presidente da Comissão de Virtualização e Digitalização, que conta com a assessoria do diretor-geral do Tribunal de Justiça, Tiago Malta, do secretário especial da Presidência, Nilo Brandão, do assessor-chefe de planejamento e modernização, Clovis Gomes, do diretor de tecnologia, José Baptista, e do diretor adjunto de gestão de pessoas, Abelardo Laurindo.

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