Homenagem 03/02/2016 - 13:25:10
PM reconhece atuação de Otávio Praxedes no combate à criminalidade
Desembargador, que é gestor das metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) em Alagoas, foi agraciado com a Medalha Zumbi dos Palmares, nesta quarta-feira (3)

Governador Renan Filho entregou medalha ao desembargador Otávio Praxedes, em solenidade no Centro de Convenções. Governador Renan Filho entregou medalha ao desembargador Otávio Praxedes, em solenidade no Centro de Convenções. Foto: Caio Loureiro
PM reconhece atuação de Otávio Praxedes no combate à criminalidade

    O desembargador Otávio Leão Praxedes, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), recebeu, na manhã desta quarta-feira (3), a Medalha Zumbi dos Palmares, conferida pela Polícia Militar (PM/AL) a personalidades que contribuem com o trabalho da corporação. O evento foi realizado no Centro de Convenções da Capital, no Jaraguá.

    “É um dia de muita felicidade e recebo a honraria com muita humildade. Ao receber essa medalha, vejo todo o reconhecimento do meu trabalho executado ao longo de 30 anos no Poder Judiciário alagoano”, afirmou o desembargador. 

    Para o comandante-geral da PM/AL, coronel Paulo Domingos de Lima Júnior, a homenagem é merecida. “A comenda é uma honraria do mérito institucional da Polícia Militar conferida a quem tem contribuído para o engrandecimento da corporação, e este, sem dúvida, é o caso do desembargador”, destacou.

    Também receberam a medalha o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL), Otávio Lessa, o secretário da Fazenda de Alagoas (Sefaz), George Santoro, e mais 13 personalidades.

Enasp

    Otávio Praxedes integra a Câmara Criminal do TJ/AL e há três anos é gestor das metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) em Alagoas. Em 2015, o Judiciário estadual se destacou no cumprimento das referidas metas.

    Entre os tribunais de pequeno porte, o TJ/AL obteve o primeiro lugar no julgamento das ações penais de crimes dolosos contra a vida suspensas em 31 de outubro de 2014 e com denúncia aceita pela Justiça até 31 de dezembro de 2009. Foram 146 processos julgados pela Corte alagoana, que ficou à frente, por exemplo, do TJ de Rondônia (71) e do TJ do Mato Grosso do Sul (38). 

    Em relação ao percentual de cumprimento da meta, o TJ/AL obteve o segundo lugar, com 6,7%. Em primeiro ficou o TJ/RO (12,5%) e, em terceiro, o TJ/MS (6,5%).

    Outra meta da Enasp diz respeito às ações penais de crimes dolosos contra a vida que tiveram denúncia recebida até 31 de dezembro de 2009 e que não haviam sido julgadas até 31 de outubro de 2014. Dos 574 processos desse tipo em tramitação, o TJ/AL julgou, no ano passado, 178, atingindo o segundo lugar. Em primeiro lugar ficou a Corte de Justiça do Estado do Tocantins, com 216.

    Em relação à “efetividade de execução” (julgamento de processos que tiveram sentença condenatória transitada em julgado até 31 de dezembro de 2013 e cujo cumprimento da pena pelo réu não iniciou até 1º de março de 2015), o TJ/AL ficou em quarto lugar. Das 52 ações existentes no acervo, o Judiciário alagoano conseguiu iniciar a execução de penas em 14 delas (26,9% no índice de cumprimento).

    “O resultado é fruto do empenho de todos, notadamente dos colegas juízes que, entre tantos processos sob gestão, dedicaram atenção aos feitos criminais relacionados com as referidas metas”, ressaltou Otávio Praxedes.

    Ainda segundo o desembargador, a Semana Nacional do Júri, promovida entre os dias 13 e 17 de abril do ano passado, contribuiu para o cumprimento das metas da Enasp em Alagoas. Dos 81 julgamentos pautados, 68 foram efetivamente realizados (índice de 83,95%). Ao todo, foram julgados 74 réus, dos quais 35 restaram condenados.


Bárbara Guimarães e Diego Silveira - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141 / 3240