Informatização 05/04/2016 - 17:54:16
Ferramenta para otimizar dados estatísticos é apresentada ao TJ/AL
Técnicos da empresa Allen, do Rio de Janeiro, mostraram as vantagens do sistema de Business Intelligence, que busca dar mais confiabilidade aos dados estatísticos das instituições

Técnico da Allen apresentou a ferramenta na tarde desta terça (5), no TJ/AL. Técnico da Allen apresentou a ferramenta na tarde desta terça (5), no TJ/AL. Foto: Anderson Moreira

    Representantes da empresa Allen, parceira da Microsoft, estiveram nesta terça-feira (5) no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) para apresentar uma ferramenta de BI (Business Intelligence) que visa otimizar dados estatísticos. O sistema já é utilizado nas Cortes de Justiça de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

    "O objetivo é atender a resolução nº 76 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre os princípios do Sistema de Estatística do Judiciário e estabelece seus indicadores. Com a ferramenta, informações sobre quantidade de sentenças proferidas, número de casos novos e estoque processual nas comarcas ficam mais fáceis de serem coletadas e analisadas", explicou o gerente técnico Adriano Cristyan. 

    Redução no tempo de coleta de informações, maior transparência e comodidade na elaboração de relatórios estatísticos foram outros benefícios apontados pelo gerente. Assistiram à apresentação o desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, presidente da Comissão de Virtualização do Judiciário de Alagoas, o diretor José Baptista Neto, da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJ/AL, os juízes Rafael Casado, Diego Dantas e Carlo Bruno, além de representantes da Assessoria de Planejamento e Modernização do Judiciário (APMP).

    "Hoje foi mais um encontro para conhecer o serviço. Vamos aferir o custo-benefício e ver também os caminhos percorridos pelos órgãos que já utilizam a ferramenta", disse o desembargador Fernando Tourinho.


Diego Silveira - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br – (82) 4009-3240 / 3141