ISO 9001: servidores e juízes são capacitados para melhorar gestão e assistência à sociedade
Preparatória para implantação do Escritório da Qualidade, capacitação prossegue nesta terça-feira; objetivo é melhorar desempenho em setores administrativos e judiciais do TJ/AL
Romeu Coutinho conduziu a capacitação desta segunda-feira (9). Foto: Anderson Moreira
Dando continuidade aos preparativos para a implantação do Escritório da Qualidade no Judiciário de Alagoas, servidores e magistrados receberam, nesta segunda (9), orientações sobre como interpretar a norma ISO 9001, através da qual as instituições podem melhor seu desempenho e oferecer serviços com mais qualidade à sociedade. O curso é ofertado pela Assessoria de Planejamento e Modernização (APMP), na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal). Nesta terça (10), das 8h às 12h e das 14h às 17h, outra turma passará pela capacitação.
"O Tribunal está trazendo uma disciplina reconhecida pelo mercado e em todos os países que trabalham com o controle de qualidade. A maioria das empresas que trabalham com isso são privadas e o TJ é inovador nesse aspecto. Já dei treinamento em outros órgãos públicos, mas são raros os que já conseguiram a certificação do ISO 9001 nesse segmento. Essa capacitação vai trazer um diferencial no desempenho das atividades em cada setor”, explicou o professor Romeu Coutinho.
Planejamento e capacitação
Para o magistrado André Gêda Peixoto Melo, é fundamental o treinamento da norma antes da implantação do Escritório de Qualidade, que também vai abranger a 10ª Vara Família e Sucessões de Arapiraca, da qual ele é titular. “Para se chegar à certificação do ISO 9001 precisamos nos capacitar. Vamos começar pelo planejamento para aperfeiçoar e padronizar os métodos utilizados na unidade judiciária em busca de uma produtividade maior e proporcionar uma prestação jurisdicional mais célere”, disse.
O servidor Guilherme Rossilho, da APMP, explicou como o projeto vai funcionar e o papel dos que estão sendo capacitados. “Esse é o primeiro de uma série de treinamentos e faz parte do projeto de implantação do Escritório de Qualidade que vai ajudar unidades jurisdicionais e administrativas do TJ/AL. A ideia é padronizar procedimentos para melhorar a produtividade e os servidores que estão fazendo esse curso vão poder multiplicar seus conhecimentos nas unidades em que atuam”, afirmou.
Unidades contempladas
O Escritório da Qualidade contemplará os seguintes setores do Tribunal: Diretoria Adjunta de Administração (Darad), Departamento Central de Aquisições (DCA), Diretoria de Gestão de Pessoas, Subdireção e a própria APMP, que é onde vai funcionar. Quatro Varas, sendo uma da Fazenda Pública, uma Residual, uma de Família e Sucessões e uma Criminal, também serão atendidos.
Robertta Farias – Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br – (82) 4009-3240 / 3141













