Esmal 12/05/2016 - 13:18:23
Esmal orienta estudantes de escola pública sobre a importância do voto
Ação sobre Direitos e Deveres do Cidadão promovida pela Escola da Magistratura, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral, beneficiou mais de 200 alunos

Maria do Socorro Paixão, representante do TRE-AL, conversou com os estudantes sobre eleição e cidadania. Maria do Socorro Paixão, representante do TRE-AL, conversou com os estudantes sobre eleição e cidadania. Foto: Caio Loureiro

    “Ter um aprendizado maior sobre a justiça, a cidadania na escola e o que pode ser melhorado aqui, além de me ajudar a conhecer mais sobre o voto”. Foi assim que o estudante Everson da Silva, de 12 anos, definiu a palestra sobre Direitos e Deveres do Cidadão, promovida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), na Escola Estadual Teotônio Vilela, que fica no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa).

    A palestra, voltada para alunos de 11 a 18 anos de escolas públicas do estado, ocorreu nesta quinta-feira (12) e fez parte do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), coordenado pelo juiz Hélio Pinheiro Pinto. O programa tem o objetivo de aproximar a justiça da escola e, só nesse ano, já levou conhecimento a mais de mil alunos da rede pública de ensino.

    A representante do PCJE, Ana Valéria Pitta, destacou a importância de conscientizar desde cedo os estudantes sobre o voto. “Eles são multiplicadores da informação, ou seja, muito do que eles aprendem numa palestra como essa eles levam para a família, para os pais, para os amigos que votam, eles podem levar uma discussão, uma orientação para sua casa, disseminando o conhecimento”.

    Para a coordenadora pedagógica da escola, Maria Aparecida, o projeto desenvolvido pela Esmal pode influenciar na melhoria da convivência entre os estudantes. “Espero que esse conhecimento traga melhoria para o comportamento e o pensamento deles, para a tolerância, e que eles aceitem as diferenças e tenham conhecimento do que pode ocorrer diante dos atos deles”, destacou.

Construindo a cidadania

    Além de conscientizar os estudantes sobre a importância do voto, a palestra também contribuiu para a formação do conceito de cidadania nos jovens. A representante da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), Maria Tereza Barros Pereira, foi uma das palestrantes e destacou a importância de ações como essa para a sociedade.

    “Contribuir com a parte da responsabilidade social, unindo o conceito de comunidade e educação política, é uma forma de estimular os estudantes que nós conseguimos por meio de parcerias como essa com a Esmal”, avaliou.

    Para a também representante do TRE-AL, Maria do Socorro Paixão Félix Cavalcanti, apesar de muitos dos estudantes ainda não terem idade suficiente para votar, a ação contribui para a formação um eleitor mais consciente. “Nós pregamos uma sementinha em cada um deles, para que eles compartilhem esse aprendizado e passem a votar de forma consciente”, explicou.

    A estudante do 8º ano do ensino fundamental, Marcela dos Santos, de 24 anos, participou do evento e disse que espera usar o conhecimento adquirido para melhorar o futuro da sua família. “Vou levar esse aprendizado para toda a minha vida, principalmente para os meus três filhos, vai ser uma forma de contribuir com o crescimento deles”.

Pedro Neto - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240